terça-feira, 21 de abril de 2009

Desenvolvimento e Pobreza (CP)














Desde que existe espécie humana sempre houve desigualdade entre as pessoas. Umas com mais poder económico outras com menos. É verdade que no mundo actual já não devia haver tantas diferenças; mas infelizmente ainda há muita desigualdade e até me parece que os ricos estão cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. Os ricos sempre dominaram as classes mais desfavorecidas a favor da ganância e da hipocrisia. São capazes de transferir as suas fábricas para outros sítios, não se importando da miséria que vão criar, em troca de mais alguns lucros que possam ir buscar noutros sítios, onde as pessoas são mais exploradas, e sem direitos. Devido à crise que o mundo está a atravessar nota-se muito isso. Os responsáveis governamentais de todos os países, que poderiam fazer alguma coisa, não me parece que estejam a fazer aquilo que poderiam fazer; porque põem os interesses político- partidários à frente do combate à corrupção. Temos as grandes potências, como os EUA (Estados Unidos da América), a UE (União Europeia) e todos os países desenvolvidos, se tivessem um pouco mais de consciência e se preocupassem em ajudar os países que estão a atravessar graves situações de fome e doenças, mortes, todos poderíamos viver em melhores condições. Não percebo como há pessoas que por causa de engrossarem os seus lucros não reparam em pessoas que sobrevivem apenas com um a dois dólares por dia, quando eles têm dinheiro para esbanjarem em coisas supérfluas.
Alguns que com a sua hipocrisia ajudam financeiramente os países mais pobres, mas estão com a ideia de ir buscar a recompensa de alguma maneira. Se por um lado dão subsídios para ajudarem os agricultores, pescadores, etc., a desenvolverem as suas actividades, por outro lado não os deixam vender os seus produtos, porque esses mesmos que os subsidiam conseguem por os seus produtos mais baratos no mercado. Abriram o mercado livre para que toda a gente pudesse comercializar os seus produtos; mas, pelos vistos ainda veio piorar mais a situação.
Nos países Africanos, Asiáticos que até são possuidores de grandes riquezas, os políticos encarregam-se de a apanharem para eles, enquanto o seu povo é reprimido, numa espécie de escravatura.
A minha ideia era poder acabar com a pobreza mas infelizmente apenas posso ficar com a ideia não podendo concretizá-la…