quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Informações de um telemóvel



Um telemóvel é composto por um ecrã que mostra todo o software, um teclado que permite marcar números de telefone, escrever mensagens e fazer coisas intermináveis; navegar na Internet, mp3, jogos, tirar fotografias, fazer vídeos … neste momento pode chamar-se uma coisa milagrosa: também faz parte da sua componente uma bateria com um carregador que lhe fornece energia necessária ao seu funcionamento; um cartão SIM onde a maior parte da informação é guardada, uma antena para emitir e captar ondas magnéticas, um auricular para podermos ouvir o emissor e um microfone para podermos emitir tudo o que se fala. A antena que através de várias redes, que vieram a progredir, 1º- GSM, 2º- GPRS e 3º -3G, que são sistemas de rede com grande capacidade para ligação com vários pontos do sistema global. Possuem dois tipos de canais. Um de tráfego de vós e outro de trafico de mensagens escritas, imagens, sons, movimentos etc…em relação aos efeitos de saúde, está provado que as ondas magnéticas prejudicam e muito o sistema nervoso do ser humano, mas…perdoa-se as utilidades que tem e os bens lucrativos pelos males que faz. Os telemóveis têm vindo a progredir de dia para dia. Quando começaram, praticamente só davam para falar, enviar e receber mensagens, e agora praticamente não há nada que não se faça com o pequeno aparelho.

Principais diferenças entre as tecnologias GSM, GPRS e EDGE
As principais diferenças entre essas fases da segunda geração de celulares está no transporte de dados e nas taxas de transmissão requeridas por cada um.
A figura abaixo compara, GSM, GPRS e EDGE.
UMTS (Universal Mobile Telecommunication System)
Em 1989, a União Internacional de Telecomunicações (ITU, em inglês) divulgou através de um documento a visão para os sistemas de celulares futuros, chamados de terceira geração, 3G. Essa visão chamou-se IMT-2000 (International Mobile Telephony 2000) e, após ser divulgada, deu início a uma corrida para que fosse projetado um sistema que atingisse às suas necessidades.Um aspecto interessante do IMT-2000 é a divisão de ambientes para a operação do sistema, de forma hierárquica.
Segunda geração (2G) e terceira geração (3G) são nomes usados para agrupar e identificar diferentes tecnologias de transmissão para telefones móveis. Cada grupo possui algumas tecnologias que são oferecidas, geralmente em conjunto, aos usuários.
Por exemplo: a segunda geração (2G) de tecnologias oferece o GSM (transmissão de voz), GPRS (transmissão de dados) e EDGE (transmissão de dados em alta velocidade).
Já a terceira geração (3G) oferece o UMTS (voz), HSPA (dados em altíssima velocidade), o UMTS-TDD (dados) e o FOMA (acesso multimídia usado no Japão).
As tecnologias da terceira geração basicamente permitem a transmissão de dados com maior rapidez e permitem recursos como TV ao vivo e vídeo-chamadas, além de acesso à internet com velocidades médias de 1 mbps
REDES GSM; GPRS E 3ºG



GPRS- General Packet Radio Service.
É um novo serviço de valor agregado não baseado em voz que permite o envio e recepção de informações através de uma rede telefónica móvel.
GSM- Global System Mobile.
Foi desenvolvido nos anos 80 pelo ETSI como um sistema móvel digital que iria substituir os sistemas analógicos existentes na época (NMT, AMPS,...). O espírito seria criar um sistema com maior capacidade e ao mesmo tempo tentar unificar em sistema móvel europeu que permitisse ao subscritor ter um terminal compatível em qualquer país para onde se deslocasse (roaming).
3G-3ª Geração.
A característica mais importante móvel 3G é suportar um número maior de clientes de voz e dados, especialmente em áreas urbanas, além de maiores taxas de dados a um custo incremental menor que na 2G.

GPRS General Packet Radio Service. Técnica de transmissão de dados que não que transmite e recebe dados em pacotes. Faz um uso muito eficiente do espectro de rádio disponível e os utilizadores pagam apenas o volume de dados enviados e recebidos.

VANTAGENS GPRS

O que pode fazer com o GPRS. Ligar-se à sua conta de e-mail pessoal ou do escritório para obter o seu e-mail à medida que este chega a Navegar na Internet no seu telemóvel. Sincronizar o seu telemóvel com a agenda do escritório quando está em viagem. Fazer o download de tons de toque, imagens e jogosJogar jogos online.
Enviar e receber mensagens MMS. Utilizar o telemóvel como um modem, ligando o seu laptop à Internet. Assinar serviços móveis que lhe oferecem informações personalizadas como resultados desportivos, notícias de última hora, horóscopos, cotações da bolsa, a música do dia, etc. Utilizar aplicações Java que necessitem de uma ligação de rede. Fazer sessões de chat utilizando mensagens instantâneas no seu telemóvel. Actualizar o estado "presence" dos seus amigos

A diferença entre GPRS e o GSM.

O GPRS é melhor que uma ligação GSM para dados porque podem ser transferidos dados em maior quantidade. As chamadas de voz e das ligações de acesso telefónico no sistema GSM e muito mais económico, no entanto no acesso à Internet no sistema do GPRS, o utilizador apenas paga pela quantidade de dados transferida, e não pelo tempo que estiver ligado. O GSM”Global System for Mobile Communications”. Inicialmente definido com um standard Europeu para a rede de telefones digitais celulares, o GSM é agora um dos principais standards digitais sem fios.

Vantagens do GSM

Do ponto de vista do consumidor, a vantagem-chave do GSM são os serviços novos com baixos custos.· A vantagem para as operadoras tem sido o baixo custo de infra-estrutura causada por competição aberta.

Desvantagens do GSM

A principal desvantagem é que o sistema GSM é baseado na rede TDMA que é considerada menos avançada que a concorrente CDMA.3G, terceira geração móvel. Sistema digital de comunicações móveis de utilização global com grande largura de banda, permitindo aos utilizadores de dispositivos móveis aceder a uma grande variedade de serviços, em particular serviços multimédia

Desvantagens do 3G

Taxas caras de entrada para o serviço de licenças 3G. Grande quantidade de dívida actualmente sustentada por muitas empresas telecomunicações, o que a torna um desafio para construir a infra-estrutura necessária para 3G. A falta de cobertura, porque é ainda um novo serviço. Alta dos preços dos serviços móveis 3G em alguns países, incluindo o acesso à Internet. Actual falta de usuário necessidade de serviços 3G de voz e dados.

O meu telemóvel.
É da gama baixa, mas tem tudo o que eu necessito: Está desbloqueado, isto quer dizer que o posso utilizar na rede que me parecer mais adequada ao lugar onde moro: é composto por uma lenterna , lembretes, despertador, jogos, calculadora, calendário, relógio, uma antena, bloqueio do teclado, identifica o numero de onde vem a chamada, ou não, etc. Para a minha idade penso que não preciso de mais sofisticado.
O telemóvel hoje em dia já faz parte das nossas vidas; praticamente quase ninguém consegue passar sem um telemóvel: desde a infância aos mais idosos: conforme a classe social assim compram um telemóvel, mais sofisticado ou menos sofisticado: a classe jovem mexe no menu com mais facilidade, que a classe dos mais idosos.
NECESSIDADE DE COMUNICAR
É cada vez maior o uso dos meios de comunicação na sociedade.

Desde o início da existência do homem se sentiu necessidade de comunicar.

Começou-se pela comunicação gestual, depois passou para a oral, mas depressa se sentiu necessidade da escrita, para guardar aquilo que se comunicava.

Seguiu-se a necessidade de transmitir as mensagens, e levou que Thomas Edison em 1870 conseguisse levar a nossas casas, mensagens gravadas.

Em 1906, Agineld A. Fessende, conseguiu construir uma telefonia que já conseguia comunicar através de sinais, que eram enviados através de um emissor, e eram recebidos em nossas casas através de um receptor.

Tirando as ideias da rádio, Bain e Backwell queriam aproveitar, para fazer uma transmissão com imagens, embora, só depois da 2ª guerra mundial, se viesse a concretizar através dos Srs. Boll – Rocad e Defleuer, que promoveram a sua tecnologia em série para servir o público.

Modernamente vive-se a febre da Internet, que é uma rede mundial de computadores que interliga pessoas de todos os continentes. Basta ter uma linha telefónica, um computador e um modem.

1 comentário: