quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Sistemas Operativos



O DOS foi originalmente desenvolvido por Tim Paterson da Seattle Computer Products sob o nome de QDOS (Quick and Dirty Operating System), sendo uma variação do CP/M-80 da Digital Research.
O QDOS era apenas um produto interno criado para testar uma nova placa com UCP 8086. Também não rodava nas CPUs 8080 (ou compatíveis) exigidas pelo CP/M-80. A Microsoft licenciou-o da SCP, fez algumas modificações e licenciou-o posteriormente à IBM (vendido como PC-DOS) para seu novo 'PC' usando a CPU 8088 (que internamente era idêntica à 8086), e a vários outros fabricantes de hardware, vendido então como MS-DOS.
O DOS possui nativamente uma interface de linha de comandos através do seu interpretador de comandos, command.com, porém não existe apenas uma versão do DOS. A mais conhecida e popular é o MS-DOS, da Microsoft (por isso, as iniciais MS).
História
Pouco depois, Bill Gates contratou Tim Paterson, o desenvolvedor do QDOS, para trabalhar na Microsoft (onde ficou entre maio de 1981 até abril de 1982). Com algumas modificações no 86-DOS, surgiu o MS-DOS (MicroSoft Disk Operating System) o qual rapidamente dominou o mercado dos IBM-PC compatíveis.) para usuários finais.
Principais Comandos
Os principais comandos do DOS, são:
dir: Exibe a lista de arquivos (com informações como tamanho, data, hora).
date: Edita ou exibe a data do computador.
time: Edita ou exibe a hora do computador.
mkdir: Cria um directório (pasta) novo. Ex. md pasta
chdir: Muda de directório (pasta). Ex. cd pasta
cls: Limpa o conteúdo da tela.
echo: Exibe um conteúdo texto na tela. EX. echo "conteudo"
help: Exibe a relação completa dos comandos.

Como não era um programa muito prático e muito funcional inventaram o Windows que depois de ter passado por várias modificações como Windows 95, 98, 2000, XP, XP PROFISSIONAL e o Vista que para já ainda é o que está mais actualizado á espera de outra alteração. Com estas alterações consegue-se fazer tudo o possível e imaginário.

O QUE É UM SISTEMA OPERATIVO?

Um Sistema Operativo é um programa intermediário entre o utilizador e o hardware ou máquina física.

ANALISE DE DOIS SISTEMAS OPERATIVOS

WINDOWNS:
- Vantagens
. Utilização por uma grande parte de pessoas.
. Bom nível gráfico.
. Muitodesenvolvido ( a nível de aplicações e do sistema em si ).
. Boa organização/ navegação.
. Web Site Oficial com informação em Português.
. Sede em Portugal.
- Desvantagens
. Pago.
. Restrito a algumas aplicações desenvolvidas por outras empresas da concorrência.
. Consumos de Disco e Utilização do CPU/RAM elevados.
LINUX:
- Vantagens
. É gratuito.
. Bom nível gráfico.
. Consumos de Disco e Utilização do CPU/RAM baixos ou leves.
. Desktop remoto.
- Desvantagens
.Pouco denvolvido.
. Incompatível com muitosprogramas.
. Difícil navegação.
. Má organização.


SISTEMAS OPERATIVOS

Sistemas operativos com núcleo Linux:OpenSuSE: http://www.opensuse.orgUbuntu (ubuntu con gnome por defecto): http://www.ubuntu-es.orgKubuntu (ubuntu con kde por defecto): http://www.kubuntu-es.orgXubuntu (ubuntu con xfce por defecto): http://www.xubuntu.orgFedora: http://www.fedora-es.comMandriva: http://www.mandriva.comSistemas operativos con núcleo BSD:FreeBSD: http://www.freebsd.orgOpenBSD: http://www.openbsd.orgPcBSD: http://pcbsd.esNetBSD: http://www.netbsd.orgDragod Fly BSD:Apple: http://www.apple.comUnix: http://www.unix.org/Sistemas operativos com núcleo proprio:EcomStation: http://ecomstation.orgMacOSX: http://www.apple.comSolaris: http://www.sun.com/sotware/solaris/Windows: http://www.microsoft.comCristal*BSDMinixBeOSMS_DosOS/2Debian: http://www.debian.orgGentoo: http://www.gentoo-es.orgLinex: http://www.linex.orgGuadalinex: http://www.guadalinex.orggNewSense: http://www.gnewsense.orgPcLinuxOS: http://www.pclinuxos.comamigaOSXiniXZsco unixhpuxas400xenixRedHat: http://www.redhat.esKnoppix: http://www.knoppix.orgSlackware: http://www.slackware.comCentOS: http://www.centos.orgLliureX: http://lliurex.net

Sem comentários:

Enviar um comentário