sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

VAMOS MANTER O NOSSO PLANETA VERDE (CLC)



Desastres ambientais constituem o centro da actualidade. Rios poluídos, florestas devastadas, e o ar irrespirável estão a tornar o nosso planeta verde, num lugar cinzento e sombrio.

Estamos a atravessar um tempo em que é necessário fazer algo pelo nosso planeta. Se queremos que os nossos filhos cresçam com um futuro risonho e saudável, não podemos ficar indiferentes. Temos de deixar de pensar só em nós e deitar mãos à obra. Falo-vos de algo tão simples como reaproveitar matérias primas, a fim de que possam ser reutilizadas num novo produto, num processo designado por reciclagem.

Tudo o que consumimos vem embalado em diferentes materiais, que se não são depositados nos lugares próprios, a fim de terem um tratamento adequado, poderão ser prejudiciais para a “saúde” do nosso planeta.

Nos tempos em que vivemos, com os meios tecnológicos ao nosso dispor, não se justifica que morram todos os dias aves, animais terrestres e aquáticos, vegetação e até o próprio homem, devido à poluição gerada, sem que se tome qualquer tipo de precauções.

Para tratar melhor do planeta, temos os nossos amigos ecopontos, abaixo representados. Estes têm três cores que nos indicam o tipo de material que lá guardam: desde embalagens de plástico que se depositam no ecoponto amarelo; vidro, no ecoponto verde e no azul, todo o tipo de papel.



Reciclar, para além de permitir a reutilização do material, possibilita a poupança dos recursos energéticos, importantes para a saúde ambiental e económica. Cabe-nos a nós dar o primeiro passo.

As pilhas comuns, batarias de automóveis, pilhas de relógios, batarias de computadores etc. , não devem ser depositadas nestes ecopontos porque são compostas por metais pesados que podem contaminar os restantes materiais destinados à reciclagem e constituir um perigo para a saúde pública; as pilhas devem ser depositadas no pilhão.

Temos também os electrodomésticos que deixam de funcionar e temos de trocar por um novo, devemos ter em conta as carcterísticas, que sejam as melhores amigas do ambiente e entregar o velho ao comerciante, para lhe dar o seguimento adequado.

As roupas, ainda novas que nos deixam de servir, não devemos deitá-las ao lixo, mas entregá-las em istituições destinadas para as destribuir por outras pessoas mais necessitadas, (cruz vermelha).

Medicamentos e ecografias fora de prazo - que fazer? Deve entregá-los na sua farmácia, que depois os envia para os centros de tratamento.
















Sem comentários:

Enviar um comentário