sexta-feira, 13 de março de 2009

A Água (Sociedade Tecnologia e Ciência) STC



A água é a fonte da vida. É um bem essencial. Sem ela não havia vida na terra. Aí esse liquido ser tão precioso, e indispensável ao ser humano e tudo aquilo que o rodeia com vida. As culturas não produziam, porque a terra seria árida.
A água sai das nascentes das quais se formam as fontes, poços, e rios que estes vão desaguar ao mar.
No ciclo biológico da água nada é deixado ao acaso, aí ser um mecanismo tão interessante e natural.
A água existe em três estados: sólido, líquido e gasoso. Existem vários processos de transformação da água: físicos, não há formação de novas substâncias, apenas mudam de estado (açúcar, sal, etc.). E químicas onde há formação de novas substâncias (sabonetes, naftalina, etc.)
Evaporação – É a passagem da água em estado liquida ao gasoso.
Condensação – É a passagem do estado gasoso ao líquido.
Solidificação – É a passagem do estado líquido ao sólido.
Fusão ou liquidificação – É passagem do estado sólido a líquido.
Sublimação Directa - É a passagem do estado sólido a gasoso.
Sublimação Inversa – É a passagem do estado gasoso ao sólido.
A água cobre quase três quartos da superfície terrestre e é um bem indispensável à actividade do homem. Porém, a água potável acessível, é relativamente escassa, pelo que se torna necessária a sua preservação e a defesa da sua qualidade. Para que tal seja possível, é necessário que todos estejamos informados sobre os problemas existentes e o que é possível fazer. Só assim, este tesouro comum chegará às gerações futuras. A fórmula química da água é H2O. Nesta fórmula aparecem letras e números. As letras representam os elementos químicos que se unem para formar a molécula de água. A molécula de água, (H2O), significa que cada molécula de água é constituída por dois átomos de hidrogénio e 1 átomo de oxigénio. A água é uma substância que, solidifica aos 0º centígrados e entra em ebulição aos 100º centígrados. Visualmente é incolor, inodora e insípida, essencial a todas as formas de vida conhecidas. Antigamente não havia poluição não era necessário praticamente fazer nenhum tratamento; nos dias em que se vive já não se bebe água sem que para isso leve um tratamento adequado. No meu conselho a água ainda é da responsabilidade da Câmara Municipal, que tem uma secção dedicada à água, que se encarrega da manutenção das canalizações, depósitos, bombas e tratamento. Dependendo das freguesias que conseguem ter água de nascentes, e outras que tem que ser abastecidas através de reservatórios (barragens, poços e recentemente os furos), e tem que levar um tratamento mais cuidado. A água da maior parte dos nossos grandes rios tem os seus nascentes no país vizinho, (Espanha) onde tem que haver um certo número de leis para se cumprir a distribuição da água. Já temos pessoas a recorrer a furos para terem água para rega. Dizemos que a água dos rios é doce, para se distinguir da do mar que é salgada, que depois de sofrer o processo de evaporação se vai transformar em nuvens, mais tarde em chuva ou granizo, que cai na terra, para abastecer os nascentes, os lagos e fertilizar as terras.

Sem comentários:

Enviar um comentário