terça-feira, 17 de março de 2009

Valores Éticos e Culturais (CP)

Ao longo dos tempos, os valores éticos e os valores culturais, foram sofrendo alterações. Ainda bem que vai acontecendo, porque é inadmissível que ainda no século XXI, alguns valores culturais ultrapassem os valores éticos.
Como temos alguns exemplos de casamentos combinados, mutilações, crimes de honra; estes valores culturais, embora ainda se pratiquem nalguns países, vão evoluindo. Não se pode admitir que por causa de tradições se ponha em causa a dignidade das pessoas, crianças, que pelo motivo de ser tradição, são sacrificados a fazer aquilo que não é ético.

Com o decorrer do tempo, vão-se modificando os valores culturais em favor dos valores éticos, através de meios de comunicação que tem grande peso de influência; por meio da emigração e imigração, que os valores culturais muito diversos, se vão alterando a favor dos valores éticos. Neste momento, um dos principais desafios da espécie humana, é reconciliar factores universalizantes, com factores particularizantes: mas não vai ser fácil devido à ocupação geográfica e as culturas estarem muito enraizadas. Cada país, raça, religião e política, têm a sua maneira de pensar. O que para uns parece ser bom, para outros já poderá ser mau. Há valores culturais que não põem em causa os valores éticos, mas sim um valor característico desse local; temos os exemplos dos chineses. Estes comem com os pauzinhos e nós com faca e garfo; não é por aí que diminui o valor ético, apenas são valores socioculturais e tradições que devemos aceitar. Hierarquicamente os valores éticos, devem ser considerados superiores em relação aos valores culturais: como temos os exemplos do apartheid e a escravatura que já foram abolidos, em favor dos valores éticos. Nada justifica fazer mal a alguém só para se vingar de uma situação, para isso temos a lei, os tribunais para fazerem a justiça. Passando para a tensão cultural, as normas e os deveres pretendem valer para todos: embora certas culturas, ainda apedrejem as mulheres que cometem o adultério e os pais dispõem do direito da vida dos seus filhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário