RESAT

No dia 21 de Março de 2009, os formandos do curso EFA-NS que está a ser leccionado no Agrupamento Vertical de Escolas de Vila Pouca de Aguiar Sul, no edifício Secundário fez uma visita de estudo à "RESAT" (valorização e tratamento dos resíduos sólidos do Alto Tâmega) em "Boticas", é um sistema multimunicipal de triagem, que serve os seis concelhos abaixo mencionados:

Esta recolha selectiva de Resíduos Sólidos Urbanos do Alto Tâmega abrange uma área de cerca 3.000 km2 e serve uma população de 105 mil habitantes, dispersa pelos seis municípios.
Estas tarefas são essenciais e benéficas para o bem-estar das populações.
Esta empresa acabou com o encerramento de nove lixeiras do Alto Tâmega, que anteriormente recebiam os resíduos para os queimarem a céu aberto (era uma carga de poluição para a atmosfera, e um líquido alixiviado que se infiltrava no solo e ia contaminar a água).
Actualmente esta empresa trata convenientemente o lixo no aterro sanitário, outro segue para a triagem para sere devidamente separado, prensado e cada um seguir um local prório para sere novamente carregado em camiões e seguir o destino onde vai ser reciclado.
Com o acompanhamento de uma guia, que nos ia explicando passo a passo o funcionamento dos diversos passos que o lixo faz até chegar ao destino próprio ficámos devidamente elucidados. Começámos por onde entram os camiões carregados de lixo.
Logo na entrada existe uma balança, onde são pesados todos os camiões carregados que depois de serem descarregados no respectivo lugar voltam à balança, para verem a quantidade de lixo que transportavam.
Se for lixo orgânico, ou seja resto de comida e produtos que não servem para reciclar são encaminhados para aterros que infelizmente já existem alguns, com algumas toneladas de lixo não reciclável.
O que dá para reciclar é encaminhado para um centro de triagem onde aí é seleccionado o tipo de embalagens e prensado. O vidro, metais e alumínios seguem outro destino.
Também fazem recolha de porta a porta, nos estabelecimentos comerciais, para se tornar mais fácil e cómodo, para que não haja desculpas de seperação.
Esta empresa é finaciada pelos municípios que se encarrega de cobrar aos munícipes juntamente com o recibo da água.
Sem comentários:
Enviar um comentário