quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Migrações/STC1/Sciedade Tipo I, II e III

É possível afirmar que a origem emigratório, remonta ao período das descobertas. Ao longo do século XX, para além do Brasil, os EUA, o Canadá, a Venezuela e a África do Sul eram os destinos mais procurados. Na segunda metade do século XX, a França e a Alemanha eram os principais pólos de atracção. No século XVII, com um fluxo emigratório para o Brasil constituído, por indivíduos provenientes do campo que saem do país em busca de melhores condições de vida, porque a situação económica era fraca e o desenvolvimento industrial em Portugal, estava muito atrasado.
Nas duas primeiras décadas do século XX, os EUA e o Brasil são uns dos principais destinos da emigração portuguesa. Enquanto que para o Brasil emigravam pessoas de Portugal continental, para os EUA eram mais das ilhas dos Açores e Madeira e escolhiam as ilhas de do Hawai. Começavam por ir primeiro os homens e quando a situação económica reunia condições, levavam a mulher e os filhos: entre estes, havia os que regressavam mais tarde, para a sua terra natal onde construiam a sua casa e montavam os seus negócios, outros acabavam por fazer a sua vida no pais para onde emigravam: só vinham passar férias e por lá ficavam. Antes do vinte e cinco de Abril, era muito dificil emigrar: existiam as fronteiras e muitos dos emigerantes foram clansdestinos, porque o governo de Salazar não permitia as emigrções para os países europeus: tinham de ir de fugida sem passar pelas fronteiras e arriscavam a ser apanhados e terem que regressar ou ficarem presos para serem repatriados. Depois do vinte e cinco de Abril, portugal aderiu á União Europeia e foi criada uma lei que permitisse a livre circulação. A partir de aí deixamos de ser um país de emigrantes e passamos a receber imigrantes, vindos de vários países: tanto de países de lingua portuguesa, como vindas dos paises da Europa do Leste. Houve uma troca de pessoas, cultura, etnias e religiões. Se por um lado foi bom porque vieram contribuir para compensar a falha dos nossos emigrantes, por outro tornou o pais mais instável com mais desacatos.
Vantages da emigração: trazer divisas para portugal, melhorar as condições de vida e a economia.
Desvantagens: Desertificação, envelhecimento da população e o abandono da nossa agricultura.
Vantagens da imigração: contribuem para repor a mão de obra abandonada pelos nossos emigrantes.
Desvantagens: não há controle nas entradas e vem mais pessoas do que as que são necessárias e começam por criarem certos problemas que o nosso cantinho não tinha.

Sem comentários:

Enviar um comentário