
No nosso ecossistema temos várias espécies de animais migratórios. Geralmente deslocam-se por causa do clima. A natureza está tão bem feita que os próprios animais irracionais, sabem as épocas em que devem viver em certas zonas e épocas em que têm de emigrar para poderem sobreviver e procriarem. Temos o exemplo das andorinhas, que todos os anos quando é na altura da Primavera, vêm para nos avisarem que estamos numa época que vai começar o calor e que é preciso começar a cultivar os campos. E quando é no Outono desde que estão as colheitas feitas e o frio está para chegar agrupam-se, para partirem para outros países com melhores condições de vida. E é assim ano após ano.
O homem como uma espécie mais inteligente "pelo menos assim o pensa" acaba por destruír o sistema, com a poluição que gera, os incêndios, as máquinas que utilizam para cultivarem os campos, acabam por destruír o ecossistema para que todos os animais fiquem mais desfavorecidos na sua sobre vivência. Ainda me recordo nos tempos da minha infância quando começaram a aparecer as máquinas agricolas, em qualquer sítio se viam ninhos de qualquer espécie de aves naturais da nossa zona. Agora encho-me de percorrer montes e vales e dificilmente se encontram algumas espécies que noutros tempos não era necessário saír de casa para as encontrar. Se não houver ninguém que ponha travão neste sistema, então meus senhores estamos muito mal...
E uma prova que tenho em como as andorinhas regressam sempre ao mesmo sítio, tenho uma história, "verdadeira" que é a seguinte.
Todos os anos as andorinhas escolhiam a casa dos meus sogros para fazerem o seu ninho. E acontece que quado o meu sogro faleceu, as andorinhas reuniram-se dentro da capela, e não largaram a capela sem que o funeral se realizasse. Fizeram-lhe a despedida.
Sem comentários:
Enviar um comentário